Lateral que interessa ao Corinthians fala alemão fluente e cuida da roça
Lateral direito Fabiano é um dos destaques do Brasileirão pela Chapecoense
O ala direito Fabiano, da Chapecoense, é uma das revelações do ano. Suas boas atuações no torneio até agora já chamaram a atenção dos grandes clubes, e o Corinthians já fez até consultas para ter o atleta no ano que vem.
Aos 22 anos, o próprio jogador, que cuidava da roça, das vacas e dos porcos em Santa Catarina até pouco tempo, admite que nunca esperou isso.
A história de Fabiano é curiosa. Ele nasceu em São João do Oeste, cidade catarinense de 6 mil habitantes, de colonização alemã. No pequeno município, 93% da população fala alemão, e pelo menos 97,5% entende a língua teutônica. O próprio lateral é fluente na língua de Goethe, e diz que, quando está na terra natal, nem fala em português.
Em São João do Oeste, 75% da população vive na zona rural, caso de Fabiano quando jovem. Nos tempos de colégio, ele ajudava seu pai a ordenhar as vacas, alimentar os suínos e cuidar da lavoura quando voltava da escola, e jogava bola em seu tempo livre, sem pretensões de um dia se tornar atleta profissional.
Foi com o técnico Mauro Ovelha que o atleta ganhou suas primeiras oportunidades em Chapecó. A iniciativa deu certo, e o ano seguinte serviu como afirmação. Apesar de defensor, foi o artilheiro do time e revelação do Campeonato Catarinense. Depois disso, passou a jogar como lateral com a chegada do técnico Gilmar Dal Pozzo, que colocou a Chapecoense na Série A do Brasileirão.